Oracle Backup & Recovery

Backup e Recovery é uma parte muito importante da administração de Banco de Dados. Se o computador onde está o Banco de Dados, apresentar algum problema, ou se o HD sofrer alguma avaria ou perda de dados, o Backup evitará que a empresa sofra um grande prejuizo.

Para um backup eficiente e com garantia de recuperação maxima possivel, é necessario ativar o modo ARCHIVELOG. Neste modo todas as inclusões e alterações serão gravadas tambem em arquivos separados. Estes arquivos devem ser copiados para o dispositivo de backup (fita, CD-ROM, DVD, etc…) e removidos para liberar espaço.

Deve-se efetuar o Backup Total que consiste em copiar os arquivos do sistema operacional para o dispositivo de backup. Obrigatoriamente o BD deve estar parado. Deve-se copair todos os arquivos arquivos de controle e de dados, como tambem os arquivos de redo logs.

Uma estratégia de backup interessante é parar o banco de dados no final de semana e fazer um backup total, e durante a semana fazer backup diarios dos arquivos de redo logs apenas.

Com este dois backups armazenados corretamente pode-se recuperar o banco de dados em qualquer momento que se queira. Basta baixar o BD da fita de domingo, que contem o backup total e aplicar os ‘Archived Redo  Logs’ e depois aplicar tambem as alterações nao gravadas “uncommitted”  dos ‘Online Redo Logs’.

  • Datafiles

Consiste em arquivos fisicos onde são gravados os dados e os indices.

  • Control Files

Arquivos de controle que informam o localizaçao e a situação de cada datafile. Pode ser multiplex, ou seja, gravado mais de uma copia do mesmo control file em local ou HD diferente.

  • Redo Logs

Arquivos onde são armazenadas todas as inclusões e alterações de dados. São limitados em tamanho e quando atinge determinado o tamanho maximo, um novo arquivo é criado.

iMasters Oracle

RMAN Backup em NOARCHIVELOG

Control File

Script Backup Frio

iMasters Backup Full

Archived Logs

Visão Geral de Backup & Recovery no Banco de Dados Oracle

PHP & Oracle: Paginação

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s